sexta-feira, 30 de março de 2007

Vou dando notas da aula através do blog. Não o acabei ainda mas recebe-lo-ão - a não ser que haja qualquer problema - durante a Páscoa.

Em termos de bibliografia, podem ler o Schultz & Schultz. É muito simples, mas está relativamente bem feito e lê-se extremamente bem. Há tradução portuguesa (Brasil).

O melhor livro de HP disponível, que eu conheça, é o Thomas Hardy Leahey. Há tradução castelhana. É de leitura uma bocado pesada (quer dizer, é capaz de não ser para alunos de 1º ano) mas é bastante rigoroso e faz bem as pontes entre os assuntos. Há também um livro bastante bom, do Müeller (um Suiço; disponível na Europa-América, original em Francês): bom mas difícil (é preciso conhecer bem o contexto histórico).

Creio que o S&S existe na biblioteca; em qualquer caso mandei-o agora vir (juntamente com o Leahey) para a Fac; espero que as coisas sejam rápidas.

CMP,

RdS

9 comentários:

Vanessa Russo disse...

Professor..Eu sou a Vanessa. tenho alguns problemas com o meu computador que não me deixa por fotografia, de qualquer das maneiras vou tentar por noutro computador o mais depressa possivel! Em relação ao livro, vou passar ela biblioteca para ir la buscar e espero que seja interessante :p!

com os melhores cumprimentos
Vanessa Russo

Nuno Rigueiro disse...

Bom, face à sua breve explicação, sem dúvida que irei optar pela leitura do S&S não só, mas sobretudo, pelo facto d o mesmo estar traduzido em português/brasileiro(!) (smp é preferível em prol do françês ou do castelhano).

CMP ?!?

N.B.- não quero, d forma alguma, enfatizar as suas frases d despedida, no entanto, cmp??? dps do tão propalado 'cmc', surge agora o 'cmp'. Pensei cá para mim: o professor é mesmo mto 'à frente', suponho que tenha encontrado um termo consensual para terminar os seus 'posts'. Com efeito, fiquei mais uma vez curioso.

Best wishes,
o q equivale dizer, tendo em conta a época festiva, Boa Páscoa!
(não, não é uma provocação)
lolol

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva disse...

Chamo a atenção para um erro meu: não é Schwartz e Schwartz, é Schultz e Schultz...

Vi hoje na livraria que há lá uma edição em português.

DVS (outra versão da saudação)

RdS

Unknown disse...

Ainda não me foi possível colocar aqui uma fotografia minha, mas tratarei desse assunto logo que possível.
Quanto ao livro, tenho a felicidade de já o ter adquirido, ainda no primeiro semestre, e da utilização que fiz dele, deu-me a ideia de ser de facto bastante claro e acessível ;)
E a meu ver tem uma funcionalidade óptima, que é indicar sites para aprofundarmos a matéria em questão se assim o entendermos :)

Com os melhores cumprimentos
Ana Rita Palhoco

5 in the world disse...

Sou uma aluna do 2º ano, trabalhadora-estudante e tenho sobreposição de aulas, o que me tem dificultado assistir às aulas, no entanto estou atenta aos blogs e mails da turma de modo a aompanhar o melhor possível a matéria. Agradeço desde já a sua compreensão e pedia-lhe que disponibilizasse o máximo de informação q considere mais relevante.

Obrigada
Sara Machado

Tiago Almeida disse...

Boa noite (praticamente bom dia). Acabei de me registar e aceder ao apelo do professor numa ideia que me parece interessante e, apesar de tudo, inovadora e dinamizadora. Espero que se realizem neste espaço imensas partilhas e trocas de ideias. Termino com um endereço de um site que encontrei (http://www.ecsu.ctstateu.edu/ personal/faculty/kornfeld/frames.htm - o espaço entre EDU/ e PERSONAL/ não o escrevam) onde se encontram algumas informações relativas ao livro em questão. O site está bastante mal organizado e nem toda a informação é disponibilizada (aliás, pelo que até agora li, serve, na minha opinião, apenas para ler alguns artigos curiosos, dos poucos que estão disponíveis) o que quer dizer que o livro se torna, como sempre e ainda bem, imprescindível (apesar de ser puxadinho para a carteira).

Cumprimentos a todos e boa Páscoa.

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva disse...

Obrigado a todos e obrigado pelo link, Tiago.

Entretanto que o entusiasmo pelos Schultzs não vos iniba de ver outros livros.

Boa Páscoa a todos.

SA

RdS

Aurya disse...

Ora, boas noites...
Digamos que foi como que uma prova de obstáculos que alegremente se postaram no meu caminho no decorrer do meu registo no blog..tudo ultrapassado já!
Estas tecnologias intereferm ligeiramente com o meu sistema nervoso. Reconheço, no entanto, o interesse prático da coisa.
Parece-me improvável que consiga colocar aqui a minha foto mas uma vez que pareço nao ser a única, nao me parece de importancia maior.
Bem, uma breve apresentação...com referência á minha incapacidade de lidar com objectos nao pensantes, mas que fingem que pensam!

Aderindo ao concurso das despedidas...

AUP(Até uma próxima)

Aurya disse...

Correcção...nao fingem que pensam...pq isso indica uma predisposição para fazerem uma coisa que nao está na sua natureza, e isso implica pensar na coisa que vao realizar, que será fingida, portanto.
Digamos que sao objectos que nao pensam, ponto.

Ana Gomes